Cuidados pós-operatórios são fundamentais para sucesso da cirurgia
Veja dicas para ter recuperação plena após a operação

- Fonte: Instituto Amazônia Saúde e Bem-Estar
- Por: Rogerio Santana
- 31/08/2017 10:17
- 0 Comentário
- Tweetar
A cirurgia plástica é uma especialidade médica que pode ser executada em todas as partes do corpo humano - desde a rinoplastia (que modela o nariz) até a abdominoplastia (que reduz a gordura do abdômen), entre outros procedimentos.
Por estender sua atuação em todas as áreas do corpo, o processo pós-operatório da cirurgia plástica também tem suas especificidades de acordo com o local da operação, mas há alguns cuidados que são fundamentais para todos os procedimentos.
O primeiro está relacionado à consulta de retorno com o cirurgião plástico. Geralmente marcada na primeira semana após a realização da operação, a visita ao médico é fundamental para que o profissional avalie as condições e possíveis problemas do processo pós-operatório.
No entanto, antes de retornar ao consultório é preciso tomar algumas precauções básicas, como por exemplo, a manutenção dos curativos. Para garantir um processo de cicatrização rápido e eficiente, é preciso cuidar da limpeza e da higiene da região operada.
Aos primeiros sinais de pus ou mau cheiro, é recomendado entrar em contato com seu cirurgião ou algum membro da equipe, pois pode haver um processo de infecção. Dor no local e vermelhidão podem ser sinais de inflamação. Mas, se houver cuidado para não molhar o curativo – caso ele não seja impermeável – e manter a região limpa e seca, não haverá problemas ou complicações.
Outra dica do pós-operatório é ingerir bastante líquidos, consumir uma alimentação leve, em pequenas quantidades, com produtos de fácil digestão, para evitar esforços na hora da evacuação.
Recomenda-se também interromper a ingestão de bebida alcoólica e o consumo de cigarros, uma vez que o álcool e a nicotina dificultam o processo de cicatrização.
Quanto ao repouso, a indicação é seguir estritamente a recomendação médica, evitando grandes esforços após a cirurgia, para manter os pontos e impedir o rompimento da área operada. Atualmente, a recomendação é que o paciente caminhe assim que possível para evitar a conhecida trombose. Caso seja necessário ficar mais de 3 dias acamado, é necessário fazer exercícios respiratórios para prevenir infecções no pulmão.
Apesar do receio da maioria das pessoas, a cirurgia plástica realizada por profissional capacitado e em local adequado, geralmente, não traz riscos à saúde. Mas é preciso tomar os cuidados acima para que o processo pós-operatório seja tranquilo e sem intercorrências.
Curso de Assistência Pós-Operatória em Cirurgia Plástica Estética – Diante do aumento do número de cirurgias plásticas no Brasil, o cirurgião plástico Madson Ribeiro, responsável técnico pelo Instituto Amazônia Saúde e Bem-Estar, em parceria com a fisioterapeuta dermato funcional Kamilla Fernandes promovem nos próximos dias 2 e 3 de setembro um curso específico sobre cuidados de pós-operatório em cirurgia plástica estética.
Com o 1º módulo focado nos procedimentos corporais, o curso visa capacitar o profissional da área de saúde e interessados, de maneira ética e integral a oferecer os melhores recursos terapêuticos e cuidados no processo pós-operatórios.
Com poucas vagas disponíveis, as matrículas ainda estão abertas. Para mais informações sobre valores de investimentos e horários, ligue para (11) 2386-3398 ou (11) 98310-4389.