A geriatria tem como objetivo promover a saúde, prever e tratar doenças e auxiliar na reabilitação funcional, além de aplicar cuidados paliativos para garantir um envelhecimento saudável com longevidade e melhor qualidade de vida para os idosos.
O geriatra atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar, pois o idoso precisa ser avaliado em vários aspectos: clínico, psicológico e social. Geralmente, as consultas com o geriatra são mais demoradas, pois é preciso realizar uma abordagem ampla da situação do idoso.
Cabe ao geriatra lidar com vários tipos de enfermidade: desde demências e hipertensão arterial até diabetes e osteoporose. No entanto, há outros problemas que surgem de múltiplas causas, como tonturas e tendências a quedas até a incontinência urinária.
Com o passar dos anos, a medicina geriátrica evoluiu consideravelmente, proporcionando melhores tratamentos e mais qualidade de vida aos idosos.
O que é gerontologia?
Como dito anteriormente, a gerontologia é a área que estuda o envelhecimento em seus aspectos biológico, psicológico e social. A atuação neste campo de pesquisa é multidisciplinar, por esta razão envolve profissionais de diversas formações acadêmicas.
A gerontologia busca a prevenção e a melhor forma de intervenção para garantir qualidade de vida aos idosos até o momento final de sua vida.
Como atua o profissional em gerontologia?
Prevenção – Ao orientar na criação de condições adequadas para um envelhecimento com qualidade, o profissional propõe intervenções que antecipam os problemas mais vistos em idosos;
Ambientação – Ao focar nos espaços onde circulam e vivem pessoas idosas, o profissional garante melhores condições para o deslocamento dos idosos, oferecendo segurança e conforto aos pacientes.
Reabilitação – Garante condições para resgatar perdas quando possíveis e propõe intervenções para garantir uma vida digna, quando as perdas são irreversíveis.
Cuidados Paliativos – Cuida com atenção quando o quadro envolve doenças progressivas e irreversíveis e abrange aspectos físicos, psíquicos, sociais e espirituais para garantir maior bem-estar e dignidade ao idoso.
Áreas de atuação
São inúmeras as áreas de atuação do profissional de gerontologia. Destaque para: ensino, pesquisa, educação comunitária, promoção de saúde, controle e tratamento de doenças, reabilitação, apoio psicológico, manutenção e promoção da autonomia e independência, adaptação ambiental, reinserção no contexto social, atividades corporais e comportamentais, segurança e defesa de direitos, antropologia e educação.
Como observado as áreas de geriatria e gerontologia têm muito a contribuir para a melhor qualidade de vida dos idosos.
Por esta razão, o Instituto Amazônia Saúde e Bem-Estar amplia sua atuação e abre espaço para estes profissionais integrarem a equipe multidisciplinar da clínica.
Para conhecer mais sobre estas áreas e como a equipe do Instituto pode auxiliar você e sua família, entre em contato conosco pelos telefones 2386-3398 ou 98310-4389 ou pelas redes sociais.